Detalhes do Artigo

  • Blog
  • Sabia que seu roteador pode pegar vírus?
Images
  • Conect Telecom
  • Tecnologia

Sabia que seu roteador pode pegar vírus?

Já estamos acostumados a ouvir sobre os vírus que afetam nosso computador ou celular, mas você sabia que seu roteador também pode ser afetado?
Devido a esse desconhecimento, esse tipo de vírus tem se tornado cada vez mais comum, se espalhando pela rede e lesando cada vez mais usuários.

Como o roteador pode ser infectado?
A forma mais comum é através de links maliciosos em que o usuário clica. Esses links podem ser acessados através de e-mails, pop-ups, sites piratas ou até baixando aplicativos fora da loja de app do seu celular.
Ao ser acessado, esse link executa diversos códigos no seu computador, com o objetivo de alterar sua DNS de acesso e assim te direcionando para o site que o controlador do vírus quiser.
A forma menos comum possui o mesmo objetivo, te levar a sites falsos que, na maioria das vezes, fingem ser de bancos, com o intuito de roubar seus dados bancários. Essa segunda forma é feita remotamente através de falhar no firmware do roteador.

Como se prevenir?
Pra que você não seja infectado com esse vírus, é importante manter seu antivírus sempre atualizado. O mesmo serve para o firmware do seu roteador.
Além disso, nunca acesse sites ou email suspeitos, nem baixe arquivos que você não tenha certeza da procedência.
Não compartilhar sua rede wi-fi também é uma forma de proteger, pois por mais que você se cuide, não quer dizer que as demais pessoas usando a rede vão ter o mesmo cuidado.